eu parira, tu pariras, ela parira, nós paríramos, vós paríreis, elas pariram VEM COMIGO? para você e por todas
É possível estar pronta para parir?
Doula & Eu & Parto

É possível estar pronta para parir?

Não importa quanto tempo você se preparou, se começou antes de engravidar, se descobriu esse mundo no meio da gestação, mais pro final (meu caso) a questão é que independente de quanto estudar, pesquisar, você vai sempre cair na frase clássica “cada parto é único! Não tem um formato definido, nem linha reta!”. Sabemos mais ou menos como vai ser, juntando algumas informações técnicas e fisiológicas… mas não dá para saber como será exatamente o seu parto antes dele acontecer.


3 - É possível estar pronta para parir?

E então como fazer para garantir que está no caminho certo e vai ter uma experiência positiva de parto? Busque informação, procure uma doula para lhe orientar, se possível tenha equipe particular ou encontre o melhor cenário dentro da sua realidade. Faça um bom plano de parto, escolha um acompanhante parceiro e acredite no seu corpo. Estude, procure relatos positivos de parto, participe de rodas e encontros de gestantes, leia muito! Siga sua intuição e construa o seu caminho.

Eu estava pronta? Meu corpo disse que sim; minha cabeça ficou me martelando – por muito tempo aliás – que poderia ter olhado minimamente para a preparação do períneo rsrs; meu coração repete até hoje – 5 anos depois – que é impossível estar pronta para tamanha emoção!


2 - É possível estar pronta para parir?

No final das contas, o parto é isso; você só vive! Não tem muito para onde correr, mudar ou como fugir! É intenso, delicioso, cansativo e revigorante, te enche de uma potência que estava ali, quietinha só esperando esse momento para te preencher; é VOCÊ, é só você em muitas camadas, algumas delas desconhecidas. E que delicia foi esse encontro comigo mesma! Não tem replay ou como mudar alguma cena, é só viver! uma vez!

4 - É possível estar pronta para parir?

Eu não estava sozinha, muito pelo contrário; super amparada por pessoas especiais. Meu companheiro na época, foi super parceiro e me ajudou demais principalmente em não me perder na fase de transição. A minha doula maravilhosa que foi outro presente da vida! Que além das massagens e presença mandou muito bem revezando com meu companheiro nas fotos. Agradeço demais aos dois por me proporcionarem esses registros. Só assim para tentar criar uma linha cronológica porque minhas lembranças são todas confusas (como deve ser) de quem se entregou ao processo. Minha irmã que foi a única pessoa ‘de fora’ a saber que estava em trabalho de parto e foi dar um help com os animais em casa e depois ficou ali na recepção da Casa de Parto esperando notícias e o momento de conhecer o seu sobrinho, lembro que chorei muito quando a vi! Não sei exatamente por que, mas foi muita emoção ter ela ali, um amor que transbordou em muitas lágrimas. Essa foto abaixo foi ela que tirou! No final me dei bem com fotógrafos.

6 - É possível estar pronta para parir?

Era para ter fotografa no parto, mas as coisas fluíram de outra forma. Foi tudo muito rápido pra mim, não tive muito tempo entre descobrir a humanização e o parto em si. Não lembro exatamente quando conversei com a fotografa mas acho que não cheguei nem a assinar o contrato. Quando entrei em trabalho de parto meu companheiro na época, até ligou para a fotógrafa mas ela não estava em São Paulo. Tinha ido cobrir algum evento no interior. Ela sugeriu acionar a backup mas eu disse que não! Ela era vegana, tinha conhecido e gostado dela. Senão fosse ela, naquele momento não me fazia sentido chamar outra pessoa… (ah se eu soubesse quem era a backup!! Tudo bem que ela não teria conseguido ir mesmo assim, porque estava em outro parto mas… jamais negaria esse chamado! rs);

Mas no final de tudo tive fotos lindas! Foi um parto rápido (umas 5 horas de fase ativa) e num domingo de muito sol o que facilitou bastante a iluminação para as fotos! Claro que a máquina semi-profissional e a habilidade e delicadeza dos fotógrafos contou bastante!

E mesmo não me achando pronta, foi a melhor experiência da minha vida! Adoraria parir de novo, e de novo, e de novo… rsrsrs

5 - É possível estar pronta para parir?

You may also Like

E que venha a colheita!

E que venha a colheita!

dezembro 22, 2020
Vocalizar para deixar fluir

Vocalizar para deixar fluir

novembro 06, 2020

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×