eu parira, tu pariras, ela parira, nós paríramos, vós paríreis, elas pariram VEM COMIGO? para você e por todas
Doula

Doula

Mas afinal, quem é essa profissional? Como a doula pode te ajudar no caminho de um parto respeitoso? Você sabe o que esperar de uma doula? Existem diversos tipos de doulas e diversas formas de atuação. A doula é profissional especializada que precisa ter concluído um curso específico. Pode se dizer que sua principal função é de dar suporte emocional / acolhimento a gestante primordialmente e também a família (companheiro/a ou acompanhante). Como será feito esse processo é que varia de cada profissional. Mas todas poderão oferecer esse conforto, segurança e conhecimento sobre o cenário de gestar e parir.

doulando - Doula
Eu acompanhando um parto hospitalar. Naquele momento, como doula eu só precisava estar por perto onde a gestante pudesse me ver ao abrir os olhos.

Doula de parto

Eu, particularmente me encontro no parto. Sou doula de parto. E portanto, trabalho mais com a preparação e o parto em si. Existem outras colegas que trabalham mais com o pós-parto e é aí que nos complementamos. Cada uma com suas experiências e conhecimentos específicos. Claro que sou capacitada, sempre me preocupo em dar suporte as novas famílias, mas não tenho formação específica em pós-parto. Tenho pra mim que conhecimento nunca é demais, e nunca conseguimos esgotar as possibilidades de aprender – ainda nesse cenário de parto que é tão individual a cada mulher. Portanto foco minhas energias no processo de gestar e parir, auxiliando as mulheres a encontrarem seus caminhos até o nascimento.

Basicamente o que a doula que trabalha com acompanhamento de parto faz em cada estágio (considerando a minha atuação):

Antes do parto

🔹Primeiramente auxilia a gestante a se preparar emocionante (e fisicamente) para o parto;
🔹Tira dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a gestação;
🔹Explica procedimentos padrões, mostra um pouco do que pode acontecer durante o parto;
🔹Indica livros, vídeos, eventos;
🔹Estimula a participação em rodas de gestantes;
🔹Constrói junto com a gestante o caminho para as melhores opções para o parto considerando expectativas e limitações (equipe médica, hospital/casa de parto…)
🔹Como lidar com desconfortos durante a gestação – eu por exemplo faço massagem Thai – extremamente relaxante ajuda demais a realinhar o corpo.
🔹Normalmente super acessível a qualquer hora, principalmente pelo WhatsApp.
♥️ Cada profissional tem um perfil de trabalho mas gosto de trabalhar com pelo menos 3 visitas pré-parto para criar um vínculo e poder construir o caminho.

No parto

🔹A doula acompanha a gestante durante todo o trabalho de parto;
🔹Oferece práticas não farmacológicas para alívio da dor (posições, massagens florais, óleos, cristais… Cada uma tem uma forma de atuação)
🔹Normalmente vai até a casa da gestante e fica com ela até o nascimento;
🔹Avalia as fases do trabalho de parto e identifica o melhor momento para ir a casa de parto/hospital ou chamar a equipe do domiciliar;
🔹Faz o meio de campo entre gestante e equipe médica ajudando a traduzir os termos e procedimentos;
🔹Orienta o companheiro para que as vontades da gestante prevaleçam (dentro das possibilidades);

No pós-parto

🔹Oferece assistência em domicílio;
🔹Dicas e orientações sobre primeiros cuidados com o recém-nascido;
🔹Auxilia na amamentação (orientação/correção da pega);
🔹Cuidados pós-parto da mulher (dicas de compressas, banhos de assento)
🔹Apoio físico e emocional – ajuste da rotina familiar.
🔹Mais uma vez a massagem Thai aparece como forte aliada tanto no pós-parto imediato para amenizar as dores de ter passado pelo trabalho de parto, e durante todo o puerpério como momento de cuidado, relaxamento.

⚠️PS: Doula não é médica! Não tem formação na área da saúde! Mesmo que tenha uma outra formação no campo da saúde, se ela está no papel de doula não faz nenhum procedimento médico, não receita medicamentos, não examina e nem dá diagnósticos médicos.
🚫 Não avalia condição física de mãe-bebê 🚫 Não realiza exames de toque. 🚫 Não pode acompanhar parto sozinha! 🚫 Doula não é psicóloga nem psiquiatra! Não realiza trabalho de psicoterapia! 🚫 Não lida com depressão pós-parto (encaminha se for necessário a profissional habilitado)! 🚫 Não substitui visita ao pediatra nem obstetra.

Quer saber mais sobre a minha formação como doula? Clique aqui!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×