recorte de uma barriga de uma gestante, mostrando a barriga pintada nela a palavra "loading" uma barra em preto quase completa e "90%", a mulher com as mãos na barriga. um pedaço da camiseta da mulher dá para ver a palavra "namasté" uma dica de como sobreviver ao último mês de gestação; mantenha a calma
Gestação,  Parto

Reta final! Como sobreviver ao último mês de gestação

São em média 9 meses de gestação (ou 40 semanas) mas parece que o último mês de gestação dura um ano certo? Isso se você pensar nas questões relacionadas a ansiedade! Mas pensando no que falta fazer antes do bebê nascer parece que a reta final é um episódio de 24hs e você no papel de Jack Bauer com aquele maldito relógio apitando…

E aí, como faz? Seguem dicas de como sobreviver ao último mês de gestação;

Respira!

Primeiramente, Respire! Respirar profundamente é uma técnica rápida, fácil (e de graça) de se acalmar. Você pode fazer a qualquer momento em qualquer lugar – quantas vezes quiser por dia, sem contra-indicações. Quando sentir que está muito nervosa, perdendo a linha com a ansiedade gritando, pare. Conte até 10, feche os olhos e respire. Preste atenção no ar entrando e saindo, na barriga se movendo… esse realmente é um conselho de ouro, aproveite!

Coloque tudo no papel!

Durante a gestação a cabeça fica um pouco atrapalhada, muitas coisas para se pensar, resolver… E no último mês parece que piora! Por mais que vc venha se preparando desde o início na reta final, a ansiedade, os desconfortos, dificuldade em dormir bem e tensão multiplicam o caos…

Por isso fazer listas e dividir as questões por prioridade ajuda demais a liberar a cabeça. Principalmente por que você pode compartilhar as tarefas com outras pessoas! Visualizar o que é realmente necessário, o que não é tão importante, o que você não precisa resolver… e o que outras pessoas podem se encarregar. Você não pode dividir a barriga, porém deve dividir todo o resto! Mais dicas sobre as listas espie aqui.

Tire um tempo pra você!

Você deve ter dado risada aqui, como achar tempo pra vc nesse caos todo?! A questão é que quando estamos ansiosos, preocupados esquecemos de olhar pra nós mesmas! Ficamos obcecadas por resolver tudo, dar conta de tudo, tudo tem que estar pronto, resolvido… Esquecemos que o bebê está dentro de nós, então o seu bem estar significa o bem estar do bebê.

Além disso esse stress gera uma tensão enorme e não damos conta de fazer nada direito. Já é mais difícil lidar com tudo durante a gestação, nessa reta final piora! Dedicar alguns minutos do seu dia pra fazer algo pra você, melhora a qualidade do seu dia. Melhora a cabeça e consequentemente, melhora a sua performance do dia. Que tal um escalda-pés? Uma sessão de massagem… Tenta e depois me conta como foi.

Escute uma música por dia!

Quando foi a última vez que você ouviu sua música preferida? Ouvir música, cantar, dançar relaxa o corpo e a mente. Comprovadamente ouvir músicas ajuda a diminuir o stress, aliviar a ansiedade, promover o bom humor, potencializa nosso desempenho e melhora a qualidade do sono.

Tudo o que você está precisando nessa reta final da gestação certo? Tá esperando o quê? Dá play aí no Spotify.

Caminhe!

Fazer exercícios é extremamente benéfico para qualquer pessoa, não seria diferente no final da gestação. Você não precisa correr uma maratona, mas 15, 20 ou 30 minutos de caminhada leve ajuda a melhorar seu condicionamento físico. E também te prepara para o momento do parto. Se preferir, pense em outro tipo de atividade física – de baixo impacto – se você não é uma atleta profissional. Nadar, fazer hidroginástica, yoga… procure algo que seja prazeroso para você.

Assista um filme

É uma forma de desligar de tudo que envolve o bebê, não pensar nessa reta final da gestação. Escolha comédias leves, divertidas… algo bem light para que você possa curtir. Chame o companheiro, prepare um balde de pipoca e bora pro sofá e Netflix. Tenham momentos a dois de tranquilidade.

Aproveitando; tenha momentos de intimidade com seu companheiro. Se estiver no clima e sentindo bem pra isso, faça sexo! Sexo por si só é muito bom, principalmente pela ocitocina liberada no corpo. Nessa fase final da gestação a prostaglandina presente no sêmen ajuda a preparar o colo para o trabalho de parto.

Diminua o ritmo no trabalho

Você não precisa dar conta de tudo! Deixe as coisas que não são importantes prá lá. Ignore o trabalho – use a “desculpa” que está grávida e se poupe! Trabalhe menos, dê menos importância as reuniões, prazos e metas do trabalho.

Se tiver espaço, converse com seu chefe ou com o RH da empresa explique a situação, como se sente e veja se podem ajudar em algo. De repente mudar suas funções, diminuir carga horária, fazer home-office, dividir responsabilidades com alguém da equipe… ou se precisar, peça o afastamento antes do nascimento do bebê.

Se isso não for uma opção, faça sozinha essa diminuição de responsabilidade. E foque em questões que podem ser resolvidas a curto prazo. Projetos que vão seguir até depois de você sair de licença maternidade não precisam te consumir agora – alguém irá assumir essa responsabilidade – caso contrário – podem aguardar você voltar.

Foque no que importa, o resto espera!

Cuide de você, de seu filho e dos detalhes que são importantes para a chegada do bebê. E aqui não falo de pintar quarto do bebê, nem organizar as lembrancinhas da maternidade… Isso também, mas certifique-se de resolver as outras questões antes; as questões que envolvem o parto e nascimento. Deixar as malas prontas (a sua e do bebê), documentos separados, plano de parto, questões que são realmente indispensáveis para o nascimento. Já que o parto pode acontecer a qualquer momento e ser pega desprevenida nesse sentido não é legal. Descansar também é muito importante!

Mais algumas dicas para sobreviver ao último mês de gestação:

Desconecte-se

Você sozinha já tem muitas questões para lidar e as pessoas ao redor vão começar a perguntar sobre o nascimento, pelo bebê, querer saber detalhes que nem você mesma sabe. Algumas pessoas trocam o “Oi, tudo bem?” por “E aí, já nasceu? tá passando da hora né?” e além disso vem com histórias da “cunhada, da amiga da vizinha do zelador do prédio do sobrinho que o bebê passou da hora de nascer e aconteceu sei lá o que…”. E ainda tem aqueles que a essa altura vão tentar te convencer que uma cesárea agendada é a melhor opção… (só pra ficar claro. não é!)

Mandar recados nas redes sociais e por whatsapp que você está num momento de mais introspecção, que não quer conversar, se retirar de alguns grupos ajuda a te blindar um pouco desses causos e pessoas inconvenientes. Se for o caso, bloqueie algumas pessoas ou peça para o seu companheiro dar o recado que você não quer conversar… não tenha medo de ser chata! Foco em você e no bebê!

Deixe o celular de lado, silencie notificações e curta suas últimas semanas de barrigão.

Peça ajuda!

De todas as dicas para sobreviver ao último mês de gestação acho que essa é a mais importante; Acostume-se com isso. Peça ajuda! Maternidade vem junto com um pedido de ajuda, no inicio você vai precisar de muita ajuda, para comer, para tomar banho… Sozinha ninguém da conta de tudo! Não mesmo! seu foco é no bebê e seu bem estar. Portanto, para isso você precisa compartilhar as tarefas desde já.

Aquela lista que sugeri que fizesse lá no terceiro parágrafo? tem vários itens que podem ser resolvidos por outras pessoas que muitas vezes estão dispostas a ajudar, só não sabem o que fazer. Portanto, que tal repartir tarefas entre companheiro, familiares e aquela amiga ponta firme?

Para sobreviver ao último mês da gestação, você deve evitar a fadiga! Coisas que pra você podem ser extremamente desgastantes – como por exemplo comprar um item que falta – pode ser bem fácil pra sua amiga. Mas ela nunca vai saber se você não dizer que precisa disso. Portanto, peça! Seu companheiro por mais cansado que pareça, não está gestando. E só por isso, já tem muito mais pique que você. Deixe ele cuidar de tudo que seja possível enquanto você descansa.

Pra finalizar – acima de tudo; Se poupe! Se recolha! Cuide-se! Diminua o ritmo e se preocupe com o seu bem estar. Aproveite esse último mês de gestação acredite, provavelmente você vai sentir saudades da barriga!

Espero que essas dicas para sobreviver ao último mês de gestação te ajudem! Comente aqui o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *