eu parira, tu pariras, ela parira, nós paríramos, vós paríreis, elas pariram VEM COMIGO? para você e por todas
Sobre Parto Humanizado

Sobre Parto Humanizado

Você sabe o que exatamente quer dizer isso? Parto é via de nascimento (vaginal), humanos somos todos certo? Então porque essa diferenciação de parto normal, humanizado, natural… o que quer dizer? A melhor definição que encontrei até agora é

Respeito, amorosidade, segurança e cuidado. Um parto humanizado é aquele onde as vontades da gestante são respeitadas por todos os presentes, com total zelo ao cuidado a saúde da pariunte e do bebê, buscando uma experiência positiva de parto.

Tipo de parto

Se será um parto domiciliar na banheira a luz de velas e ao som de Cazuza ou um parto hospitalar no silêncio só quem pode dizer é quem carrega o bebê no ventre; a pessoa que gesta.
As máximas que permeiam o parto humanizado são:
✔️Respeito a vontade da gestante;
✔️Protagonismo da mulher;
✔️Assistência dos profissionais não invasiva (no sentido literal de ‘assistir’ sem interferir sem necessidade real);
✔️Permitir a liberdade da mulher para se movimentar, alimentar, ingerir líquidos…
✔️Ambiente acolhedor (escolhido pela gestante);
✔️Minimizar as intervenções.

E tudo isso com uma equipe multidisciplinar (que envolve Obstetra, Obstetriz/Parteira e doula). Toda a assistência é baseada em evidências científicas, estudos e garantindo o melhor para a saúde da gestante e bebê.
Todas as questões que envolvem a segurança de um parto são conversados, discutidos e abertos as gestantes, permitindo que ela opine e tome suas próprias decisões dentro do que é possível dentro do cenário.

Isso é um parto humanizado

Ele pode ser um parto natural – onde não acontecem nenhuma interferência médica/farmacológica no processo ( sem indução, uso de anestesia, oxitocina sintética, ou fórceps).
Ou parto normal se for necessário alguma intervenção para auxiliar no desenrolar do processo.
Pode também ocorrer uma cesárea humanizada – quando por alguma questão médica real, se faz necessária o procedimento cirúrgico de extração fetal (também conhecido como cesárea) e se mantém a mesma linha de pensamento do parto humanizado – buscando manter o ambiente mais acolhedor possível para esse momento.


1 Comment

    O mapa do parir em são paulo de forma humanizada

    20th out 2019 - 13:44

    […] Sobre Parto Humanizado […]

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×