recorte de uma mulher sentada com um caderno abero no colo, escrevendo algo. plano principal caderno, folhas brancas e algum texto.
Doula,  Gestação,  Parto

Plano de parto

É o documento onde a gestante expõem suas intenções durante o processo de parto. E dizemos intenções por que, se você já está um pouco familiarizada com o tema, sabe que o parto nem sempre segue um caminho linear e acontece como a gestante gostaria. Essa carta abrange do momento que a gestante entra em trabalho de parto até os cuidados após o nascimento do bebê.

E porque é tão importante?

O plano de parto tem caráter educativo e de segurança. Para escrevê-lo a gestante pensa detalhadamente sobre cada fase, imagina como se sentirá mais a vontade. Nesse processo muitas vezes acaba estudando um pouco mais sobre as fases do parto, sobre tipos de intervenções e estará mais empoderada sobre o que pode acontecer. E os profissionais que irão atendê-la precisam ler o documento tomando ciência então do que a mulher espera e na medida do possível, seguirão as vontades descritas.*

Quando escrever?

Depende da ansiedade e do momento da gestante. 😅 Você pode escrever um rascunho e ir alterando/melhorando com o passar das semanas. Sugiro que já tenha ele pronto com 35 semanas. Mas conheço mulheres que finalizaram durante o início do TP (não recomendo 😅). É interessante escrever por volta da 35ª semana pois bem capaz de surgirem algumas dúvidas, e você pode conversar com sua doula, seu médico nas consultas do pré-natal e ir desenvolvendo.
💡 Escreva e compartilhe com seu companheiro, peça sugestões e pergunte se ele gostaria de incluir alguma coisa. Ou escrevam juntos! Aqui a vontade da pariunte é a que prevalece, mas fazer o companheiro participar é uma ótima forma de trazê-lo mais próximo. Assim ele já fica ciente para ajudar no momento certo 😉 É muito importante a participação do companheiro como suporte durante o processo do trabalho de parto. 🔮

Intenções, não regras!

O que for escrito será seguido a risca? NÃO!
Bem possível que as coisas não saiam exatamente como planejado, o parto é único e cheio de momentos imprevisíveis. Mas ter algumas ideias ajuda principalmente ao companheiro e a equipe a auxiliar a gestante a ficar mais confortável durante o trabalho de parto. Existem diversos formatos de plano de parto, você pode escrever o seu dentro do que achar mais confortável e do seu cenário ideal, considerando o que é mais importante para você.


*Teoricamente o profissional que atender a gestante em trabalho de parto precisa ler o plano de parto se ele for apresentado, dependendo das circunstâncias (ou local) ele irá (ou não) respeitar o que está escrito.
⚠️ Em partos de emergência o plano de parto pode ser ignorado pela equipe, visando o rápido atendimento a gestante.

Pra continuar nesse assunto, dá uma olhada nesses post especial com
dicas para escrever um bom plano de parto!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *